Nossas produções

Aqui você encontra as produções acadêmicas da nossa equipe.

Produções no campo da Gamificação e Habilidade Sociais

Andrade, M. T. P., & Benevides, R. R. (2022). Possibilidades de intervenções online com adolescentes com TEA leve. In Habilidades sociais e comunicação nos TEA (pp. 72–80). Nexo Intervenção Comportamental.

Andrade, T., Henning, G. et al. (2021). Desenvolvendo soft skills através do RPG: Uma intervenção da psicologia analítico-comportamental. In P. P. da Silva, M. Zucolotto, & F. Panhoca (Orgs.), Role-playing game [livro eletrônico]: Práticas, ressignificações e potencialidades (pp. 100–115). Diálogos.

Benevides, R. R. (2016). Desenvolvimento e avaliação de um jogo educativo para o ensino de comportamentos sociais acadêmicos [Dissertação de mestrado, Universidade Estadual de Londrina]. Repositório Institucional UEL.

Benevides, R. R., & de Souza, S. R. (2017). Space Ability: Fazendo contato com Aliens: Apresentando o jogo para o ensino de habilidades sociais acadêmicas [Menção honrosa]. 47ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia (SBP).

Benevides, R. R., & de Souza, S. R. (2020). Desenvolvimento e avaliação do jogo educativo “Space Ability: Fazendo contato com Aliens”: Comportamentos sociais acadêmicos. Perspectivas em Análise do Comportamento, 10(2), 203–221.

Benevides, R. R., Henning, G., & Andrade, T. (2021). Sistema GTR on-line: Psicoterapia em grupo on-line gamificada para o desenvolvimento de repertório social de crianças e adolescentes. In A. E. A. Antúnez & N. H. L. P. da Silva (Orgs.), Consultas terapêuticas on-line na saúde mental. Manole.

Bertuol, C., Bernardi de Souza, C., Silva Sturaro, J., Hirata, R. A., Pacheco Araujo, K., Palopoli Abilio, G., Mendes de Oliveira, B., Borges Noel, L., & Ferrari Rodrigues, R. (2021). Estratégias de aproximação ao brincar entre crianças e familiares: A experiência do Programa de Educação Tutorial Saúde da Criança: O brincar como instrumento de saúde. Revista Extensão & Sociedade, 12(1).

Gimenes Junior, E. S. (2016). Ensino de comportamentos de segurança para pessoas diagnosticadas com autismo: Uma revisão da literatura (Dissertação de Mestrado). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, Brasil.

Henning, G. (2021). A terapia analítico-comportamental das habilidades sociais em grupo para adolescentes com uso do RPG e da gamificação [Dissertação de Mestrado, Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo].

Henning, G. (2022). Habilidade social. In F. Lotufo Neto, F. Corchs, M. G. Savoia, & M. A. Bernik (Orgs.), Como lidar com a ansiedade: Guia prático para pacientes, familiares e educadores (pp. 147–151). Hogrefe.

Henning, G., Benevides, R. R., & Andrade, T. (2021). Psicoterapia de adolescentes usando games e aplicativos: É possível? In A. E. A. Antúnez & N. H. L. P. da Silva (Orgs.), Consultas terapêuticas on-line na saúde mental. Manole.

Henning, G., Benevides, R. R., et al. (2021). Treino de habilidades sociais e generalização: Terapia de grupo fora da clínica com uso do RPG e gamificação. In P. P. da Silva, M. Zucolotto, & F. Panhoca (Orgs.), Role-playing game [livro eletrônico]: Práticas, ressignificações e potencialidades (pp. 116–129). Diálogos.

Henning, G., de Andrade, M. T. P., Benevides, R. R., Lima, A. V., Neto, F. L. et al. (2024). Social skills training with a tabletop role-playing game, before and during the pandemic of 2020: In-person and online group sessions. Front Psychiatry, 14, 1276757. doi:10.3389/fpsyt.2023.1276757. PMID: 38250272; PMCID: PMC10796767.

Pergher, N. K., Boldrini, C. R., Gimenes Jr., E. S., Martins, I. A., Monteiro, L. T., Abuchacra, M. C., Santos, R. S., & Euzebio, V. P. (2014). O uso da gamificação para o ensino da matemática. Behaviors: Ciência Básica, Ciência Aplicada, 18, 50–70.

Perkoski, I. R., Gris, G., Benevides, R. R., & Souza, S. R. (2017). Desenvolvimento de jogos educativos com base analítico-comportamental: O procedimento de design iterativo. In J. C. Luzia, G. B. Filgueiras, A. E. Gallo, & J. Gamba (Orgs.), Psicologia e análise do comportamento: Saúde, educação e processos básicos organizadores (pp. 48–56). Universidade Estadual de Londrina.

Produções em outras áreas da Psicologia

X